Mulheres da geração Y em um momento de descontração

consumo

Estilo

fashion

Podemos afirmar com propriedade que poucas coisas superam a nós, seres humanos, quando o assunto é evolução. Nos reinventamos e nos adaptamos com o passar de cada época, em todos os âmbitos da vida, e na moda não seria diferente. Então lançamos a pergunta: o que evolui mais, a moda ou a tecnologia? Olha pessoal, para sermos bem sinceras, não sabemos. O que podemos dizer é que ambas competem para sair na frente quando o assunto é mudança constante. 

Mas como puderam notar, aqui não é o Canal Tech… Então vamos de puxar sardinha pro nosso lado! 

A cada geração, novas influências, valores e estilos surgem, deixando uma marca única no modo como cada um se veste. Hoje em dia, duas gerações têm protagonizado as páginas, blogs ou revistas de moda e dominando as redes socais: os Millennials e a Gen Z. 

Os Millennials (ou Geração Y), nascidos entre os anos de 1980 e 1995, cresceram em uma era de transição tecnológica, com a internet começando a se popularizar. Já a Geração Z (Gen Z), nascida a partir do final da década de 90, foi a primeira a ter surgido completamente imersa na era digital. Essas diferenças cruciais são refletidas não apenas em seus valores, mas também em seus estilos. 

Independente de qual geração você é, te convidamos a ficar por aqui. Vamos invadir o guarda-roupa de cada uma delas e explorar as influências culturais, as preferências de estilo e as peças-chaves que definem o look dessas gerações. É bom vocês se prepararem, pois faremos uma viagem pelo universo da moda, onde as roupas contam histórias e refletem a essência de uma era. 

Prontos para descobrir como o estilo de vida influencia a moda e como essas duas gerações deixaram sua marca no mundo da indumentária? Vamos lá! 

Como os Millennials e os Gen Z se relacionam com a moda  

Quando se trata dessas duas gerações, principalmente da galera do final da Geração Y e a do início da Geração Z, é possível notar que possuem pensamentos muito semelhantes ao escolherem suas roupas, o que gera looks com o mesmo estilo, mas com a singularidade de cada indivíduo.  

A verdade é que em ambas as gerações, a maior preocupação é escolher uma peça de roupa que não só expresse sua personalidade, mas que gere, também, conforto e segurança.  

Por isso, a partir daqui falaremos como é o estilo de consumo dos Millennials e Gen Z.   

Conhecendo os Millennials 

Mas cá entre nós: vocês sabem quem são os Millennials ou, até mesmo, se você é desse grupo? Se não sabia, agora você vai ficar sabendo. Eles, ou vocês, constituem uma geração nascida aproximadamente entre 1980 e 1995, com variações nas datas exatas de acordo com diferentes fontes. 

Rotulados frequentemente como Geração Y ou Nativos Digitais, esses indivíduos testemunharam o crescimento exponencial da tecnologia, vivenciando a disseminação da internet e a ascensão dos smartphones. Por último, são reconhecidos por sua sólida ética de trabalho, eles buscam incessantemente significado e propósito em suas carreiras. 

Comportamento de consumo dos Millennials  

Como já citado, os Nativos Digitais surgiram numa época de transição, do analógico para o digital. Eles tiveram a oportunidade de mesclar o que viam nas novelas e revistas com o que estava sendo fomentado nos blogs e redes sociais (como o Facebook) de blogueiras famosas na época.   

Os que foram adolescentes nos anos 2000 sofreram o impacto das lojas fast fashion, preocupados em sempre renovar suas roupas e priorizarem preços baixos. Então optavam (ou não tinham outra escolha) por comprar em lojas que “seguiam a moda atual”, o que gerava muito do mesmo. 

Entretanto, o que se sabe é que, hoje em dia, os jovens da Geração Y, possuem um ciclo de consumo muito maior, mantendo suas peças no guarda-roupa por muito mais tempo. Exatamente por isso, se preocupam em investir em peças que, apesar do custo elevado, ofereçam a garantia de qualidade. 

Ademais, a última leva dos Millennials se preocupa bastante com quais marcas estão consumindo. Dessa forma, marcas que não estão alinhadas aos seus valores não são mais uma opção! É uma geração muito mais consciente. 

Entendendo a Geração Z 

Essa geração contempla os nascidos entre os anos de 1995 e 2010, aproximadamente. Período caracterizado pela transição do século XX para o XXI. 

Em um contexto, histórico, estamos falando sobre a época em que as novas tecnologias entraram em alta, facilitando não só o uso de dispositivos móveis, mas permitindo, também,  o acesso fácil à internet. Por isso, essa geração é também mais engajada em questões sociais e ambientais. Então, possuem mentes mais abertas para a inclusão e mudanças. Resumindo: a gata é empoderada. 

Comportamento de consumo dos Gen Z 

É aqui que conseguiremos observar as diferenças entre ambas as gerações. Vimos que, enquanto a Geração Y estava começando aprender como usar a internet, a Z já nasceu praticamente sabendo. O que impactou diretamente seus hábitos de consumo.  

Isso porque essa geração, que nasceu na era digital, não precisa mais ficar presa às lojas físicas, que praticamente obrigava todo mundo se vestir meio igual. Essa geração tem mais acesso e, principalmente, confiança para comprar nos e-commerces, o que aumenta (e muito) as possibilidades. Por isso, as influências dos Gen Z se concentram única e exclusivamente na internet, mais especificamente nas redes sociais, e mais precisamente ainda, no Instagram e TikTok.   

Eles não se veem mais obrigados a se inspirar em alguém porque é o protagonista da novela ou capa de uma revista, há a possibilidade de procurar uma inspiração que já condiz com o que você é. E, ao contrário da Geração Y, a Geração Z faz muita pressão nas marcas que não têm o mínimo de consciência socioambiental, pois eles não se contentam apenas em não consumir, mas vão para o X (falecido Twitter) militar, mas militar bastante. E aí é aquilo que já sabemos, cancelamento, pedido de desculpas sem make e roupa básica…. 

Para a galera dessa geração, não é só sobre roupa, tá? É sobre posicionamento. Para ficar mais claro, destacamos algumas celebridades consideradas close certo pela Gen Z e que os inspiram. Confiram!  

Celebridades que inspiram a Geração Z 

Zendaya  

Zendaya chegando à um evento de terno e calça

(Fonte: Pinterest)

Aos 26 anos, Zendaya é uma verdadeira inspiração fashion! Seja arrasando com alfaiataria pink da Valentino ou brilhando em um macacão transparente na semana de moda de Paris, a atriz de “Euphoria” é puro estilo. 

Além disso, no seu dia a dia, ela entrega looks despojados como top cropped, calça de alfaiataria e blazer largo, distribuindo atitude pelas ruas de New York e Los Angeles. Além disso, ela adora deixar a barriga à mostra, investir em recortes, fendas e peças que destacam os ombros. 

(Fonte: Pinterest)

Seus looks incríveis são assinados por Law Roach, um dos stylists mais poderosos de Hollywood, conhecido como o “arquiteto da imagem”. Zendaya também arrasa com peças vintage, como, por exemplo, Courrèges dos anos 60 e Bob Mackies dos anos 70. Por fim, desde sua estreia em 2010, quando usava camisas xadrez e shorts recortados na série “Shake It Up”, a atriz continua sendo um ícone fashion imperdível! 

Harry Styles  

(Fonte: Pinterest)

O cantor britânico emerge como uma influência marcante na moda dos jovens e mesmo sem se considerar um ícone fashion, suas escolhas de estilos têm impactado fortemente as tendências. Em 2020, foi apontado como a celebridade mais influente em pesquisas e compras de moda, segundo a plataforma Lyst. Ademais, sua adesão à moda andrógina, incorporando saias e vestidos, desempenha um papel fundamental na popularização dessa tendência. 

(Fonte: Pinterest)

Portanto, ele não liga para normas de gênero, o que inspira uma geração a abraçar a individualidade. Seu estilo fluido e ousado reflete a evolução da moda contemporânea, transcendo barreiras tradicionais. Porém, a influência de Harry Styles vai além das roupas; é uma expressão de autenticidade que ressoa com a busca por liberdade e autoexpressão da Geração Z. Sendo assim, a moda, por meio dele, torna-se um veículo poderoso para quebrar estereótipos e promover inclusão neste universo.  

Bruna Marquezine  

(Fonte: Pinterest)

A queen Bruna Marquezine, aos 27 anos, compartilha lições de estilo com sua legião de fãs da Geração Z. Assim, com quase duas décadas de carreira, ela acumula experiências no mundo da moda, desfilando para Dolce & Gabbana, protagonizando campanhas para marcas internacionais e sendo queridinha de grifes nacionais também.  

A atriz, que protagonizou um dos filmes da DC Comics, adota a democracia como palavra-chave em seus looks, explorando tendências variadas e apostando frequentemente na monocromia. Na verdade, pode-se dizer ela leva o all black bem a sério, surgindo em propostas ora românticas, ora sexy ou urbanas. 

(Fonte: Pinterest)

Eventualmente, nos últimos desfiles da temporada de moda parisiense, Marquezine movimentou as redes sociais, conquistando seus quase 44 milhões de seguidores com produções elegantes, atemporais, consolidando-se como uma das it girls brasileiras. 

Comparação e contraste: um look de cada geração 

Apesar de ser muito difícil de diferenciar a moda de cada uma das gerações, conseguimos reparar em alguns contrastes nas tendências e influências que estão por trás de cada geração. Por isso, trouxemos aqui alguns estilos e famosos, que expressam perfeitamente a diferença entre os Millennials e os Gen Z. Dá só uma olhada!  

Glamour vs neutralidade de gênero  

Antes das redes sociais, a moda dos Millennials era influenciada por celebridades, destacando o glamour dos anos 2000. Entretanto, a ostentação foi caindo por terra, dando lugar ao surgimento da neutralidade de gênero, um estilo mais andrógino e básico. Esse movimento tornou-se um modo de vida, refletindo o interesse dos Gen Z em consumo consciente e roupas vintage.  

Estilo feminino vs estilo esportivo 

Para os Millennials, a ênfase no corpo era moda, especialmente com os vestidos bandagem, popularizados por Kim Kardashian. Contudo, para a nova geração, que valoriza o conforto, essas roupas não são a escolha ideal. Essa geração opta por moletom largo, versátil e confortável, proporcionando uma camuflagem urbana adequada a qualquer situação. 

 

Salto vs tênis  

Os jovens apreciam roupas versáteis, adaptáveis tanto para o escritório quanto para a academia. Portanto, calçados confortáveis são essenciais, substituindo a antiga preferência por saltos altos. Hoje, optam por tênis estilosos ou sandálias esportivas. 

Jeans skinny vs jeans folgados 

O reinado do jeans skinny, que perdurou desde o final dos anos 1990, foi desafiado pela geração Z, que declarou uma guerra contra essa peça alegando desconforto. Os jeans largos e folgados, com cintura alta, tornaram-se a preferência deles, considerados versáteis e confortáveis para todos os tipos de corpo. 

Semelhança entre os Millennials e Gen Z

Lá no começo, citamos que era difícil falar sobre as diferenças de moda entre os Millennials e os Gen Z. Então vamos explicar do que estávamos falando. Esses exemplos de lookinhos opostos que mostramos aqui, retratam o início da Geração Y e o final da Geração Z, o que apresenta um contraste expressivo. Mas não podemos esquecer da parcela que corresponde ao final da Geração Y e início da Z, que provavelmente é você que está lendo.  

Vamos dizer que essas pessoas possuem a mesma vibe. Ou seja, na hora de escolher suas roupas, deixando os critérios culturais e sociais de lado, é levada em consideração uma variedade maior de cores, roupas mais largas e que refletem o gosto pessoal de cada um. Como resultado, o interesse por peças customizadas (como o Upcycling) e por marcas nacionais, com roupas mais personalizadas, artesanato ou até mesmo brechós, é muito maior.  

 

E então, qual moda mais te agrada? Ressaltamos que tudo que falamos aqui não são regras. Queremos que escolha roupas que se sinta bem vestindo e que, acima de tudo, traduz aquilo que você deseja ser. Afinal, uma coisa que a Gen Z nos ensinou é que padrões não ficam bem em ninguém, nem na Beyoncé!  

Por fim, esperamos que tenha gostado da leitura! Aproveite para ler também: Batom vermelho: como ele pode ser a estrela do seu look