blog mundo marcolina

dicas de moda

fashion

Não é segredo para ninguém o poder que o batom vermelho dá a qualquer pessoa. Dentre esses poderes, o brilho extra para o seu look é o principal deles. O batom é de extrema importância na maquiagem, pois ele se estende desde a hidratação até o impacto na autoestima de quem o usa, já que esse cosmético é um dos aliados do amor-próprio. 

Essa relação acontece porque o batom é uma das maquiagens mais acessíveis quando o assunto é valorização pessoal. 

Portanto, para muitos, o bastãozinho vermelho, que cabe em qualquer lugar, funciona como uma varinha mágica, capaz de destacar completamente os seus lábios, confiança e, claro, a sua roupa. 

Sim, meninas (e meninos também, tudo bom)! Seu look pode ser completamente transformado com apenas alguns toques do queridinho. Vamos deixar de forma mais clara para você: imagine que irá sair à noite e está numa vibe all black e quer realçar seu visual, mas não tem um acessório que combine. Sem problemas.  

Basta um toque de batom vermelho para arrasar. 

Conseguiu visualizar a diferença? Independentemente da resposta, continue aqui, pois vamos explorar muito mais do universo do batom vermelho.  

A história do batom vermelho 

Começaremos então pelo início de tudo. De acordo com o “The Artificial Face: A History of Cosmetics” (Fenja Gunn), a história desse cosmético se inicia lá na Mesopotâmia, por volta de 3.500 a.C., sendo usado pela rainha Schub-Ad. Posteriormente, o costume chegou no Egito antigo. O mais interessante é que lá, ele era usado por homens e mulheres, principalmente aqueles que faziam parte da realeza da época, em especial as mulheres. 

Adiante, no império romano, as mulheres deixavam seus lábios vermelhos para sinalizar sua posição social. Já ao chegar na Idade Média, países como a Inglaterra e Grécia consideram que usar esse tipo de maquiagem era considerado pecado e assimilado a religiões pagãs. Enquanto isso, seus vizinhos ainda continuavam usando o batom vermelho como demarcação social, tal como a Itália (Ragas & Kozlowski, “Read My Lips”). 

No entanto, felizmente, houve uma reviravolta na história no século XVI, quando a babadeira Rainha Elizabeth I popularizou o seu uso, como símbolo de riqueza, poder e elegância (literalmente uma Queen né?!). 

Linha do tempo

E como já sabem, a fama do batom vermelho não parou no tempo. As celebridades contemporâneas também contribuíram para que essa tendência permanecesse viva. Vamos dar alguns exemplos: 

  1. Clara Bow

 Retrato em preto e branco de Clara Bow        

(Fonte: Pinterest) 

A atriz dos anos 20, lançou sua marca registrada: a boquinha de coração. Claro usava o batom vermelho bem pigmentado para dar destaque aos seus lábios nas telas pretas e brancas da época. 

  1. Marilyn Monroe

Retrato de Merilyn Monroe

(Fonte: Pinterest) 

Graças a uma das maiores sexy symbol da história, Marilyn Monroe, os lábios vermelhos passaram a ser considerados abertamente sensuais nos anos 50.   

Tendo, ainda, a contribuição de Bettie Page com seus pin-ups. 

  1. Debbie Harry

Retrato de Debbie Harry

(Fonte: Pinterest) 

Já na década de 70, a maquiagem carregada não era mais um tabu. 

A vocalista da banda Blondie, Debbie Harry, subia aos palcos com seus lábios avermelhados, seguindo a tendência. 

  1. Marisa Monte

Foto de Marisa Monte em uma escadaria

(Fonte: Pinterest) 

O sucesso do batom vermelho não ficou somente nas gringas, porque tem no Brasil, tá, meninas? Uma das maiores vozes do MPB, Marisa Monte, estava sempre acompanhada de um vermelho sensual na boca, estampando os anos de 1990. 

  1. Rihanna

Foto de Rihana em evento

(Fonte: Pinterest) 

Nos anos de 2010 a tendência era marcada pela cantora caribenha Rihanna. Trazia o vermelho em seus lábios compondo seus looks “rebeldes”. 

  1. Taylor Swift

Retrato de Taylor Swift em evento de luxo

(Fonte: Pinterest) 

Na atualidade, depois de tantos significados, o polêmico cosmético é usado por Taylor Swift para acrescentar poder ao seu visual, mesmo para aquelas que aparentam ser mais “angelicais”. 

Escolhendo o tom perfeito de vermelho 

Vários batons vermelhos de diferentes tons

Mas vai com calma aí! Antes de sair passando um batom, precisa entender qual tom de vermelho é o par ideal para a tonalidade da sua pele, para poder sair por aí arrasando. 

Peles claras 

Para você que possui uma pele mais clara, o ideal é optar por tons de vermelho mais claros, porque eles trarão um toque suave aos seus lábios, diminuindo a intensidade. Alguns exemplos desses tons são o cereja, carmim e coral. Contudo, se a intenção é atrair os olhares onde quer que esteja, aí a aposta são em vermelhos puro mate.  

Peles médias  

Pessoas com tons de pele médios, geralmente possuem um subtom mais quente, portanto, um vermelho tomate ou sangue, que são cores mais intensas, é a melhor opção para realçar sua pele. E se eu quiser ousar um pouquinho? Vermelho amora. Confia!  

Peles escuras 

Já para peles mais escura, os tons de vermelho que mais combinam são os escuros e carregados. Então, nuances como vinho e bordo super combinam com aquele lookinho mais básico. Agora, se quiser complementar aquele visual babadeiro, escolha, por exemplo, o vermelho ameixa.  

 

O batom vermelho como acessório de moda 

O segredo do batom vermelho é que ele é um verdadeiro coringa, e por isso ele não pode faltar em uma necessaire que se preze. 

A chave do sucesso deste item é que pode ser o ponto focal de cor da sua composição combinando com a roupa comum do dia a dia, combina com roupas mais sérias para o trabalho, é o match perfeito bom o pretinho básico ou até mesmo um all jeans e é um clássico dos clássicos. 

Esses foram apenas alguns exemplos. Mas pra não restar dúvidas, veja abaixo como o nosso querido combina com tudo.  

Os queridinhos de Shop Marcolina 

Existem alguns batons vermelhos mais indicados no momento e que, por sinal, são os nossos preferidos. Óbvio que vamos passar essa diquinha para vocês. Confiram! 

Stella: 

Quando se trata de fixação, eu não consigo pensar em outro mais perfeito que o da Maybelline New York: superstay matte ink, na cor pioneer ou o Ruby Woo da MAC.  

Bella 

Já eu, simplesmente amo o Chanel Rouge – Coco Bloom, na cor 138 Vitalite ou o Addict Lipstick, da Dior.  

Temos certeza de que vocês ficarão belíssimas com esses modelos! 

Batom vermelho em diferentes ocasiões  

Festas à noite: em ocasiões assim, aposte em um vermelho para expressar glamour. Acrescente uma make marcante como uma sombra marrom, delineado e cílios postiços. Quanto ao seu look, fique à vontade para ir desde elegante ao mais alternativo.  

Mulher pousando com batom vermelho nos lábios

(Fonte: Pinterest) 

Dia a dia:  harmonize seu batom vermelho com uma maquiagem mais leve e sutil, com uma cor clara nos olhos e um fino delineado. Use, também roupas descontraídas, como um jeans básico ou um vestidinho. 

Foto de Maria Clara ex BBB

(Foto: instagram @anaclaraac) 

Trabalho: com o batom vermelho neste ambiente, você transmitirá confiança e poder. Então, escolha um batom mais discreto, combinando com um olho mais neutro. Com toda certeza, isso te dará sofisticação e profissionalismo. Seu visual deve ser mais formal, optando por roupas como, blazers e calças sociais.  

Mulher com roupa social

(Fonte: Pinterest) 

Dicas de aplicação  

Que o batom vermelho salva qualquer look já não é mais uma dúvida. Porém de nada adiantará se não souber aplicá-lo. Confira então essas 5 dicas de milhões para uma aplicação perfeita: 

Manter seus lábios saudáveis 

Como deixar sua boca glamourosa se ela não estiver hidratada? Portanto, para não ficar com aquela textura craquelada, faça uma esfoliação periódica e não se esqueça dos hidratantes, uma manteiga de cacau já será o suficiente. 

Entender a dimensão da sua boca 

Muitas pessoas tendem a estender demais seus lábios ou diminuí-los, pois não sabem até onde correr com o batom.  Ou seja, você precisa saber o tamanho da sua boca. E uma excelente de maneira de medir seus lábios é passando iluminador por cima dele, realçando seus limites (você tem a opção de deixar seu lábio maior passando um pouco para fora, mas muitas das vezes nem é necessário). 

Aplicação 

A aplicação dependerá muito do modelo de batom que escolher. Os bastões possuem uma área mais ampla, já outro vêm com aplicadores mais finos. Todavia, para não ter erros, recomendamos que use um pincel aplicador próprio para este tipo maquiagem. Comece então fazendo o contorno dos seus lábios para delimitá-lo, tendo mais precisão e controle, e em seguida venha preenchendo todo o espaço. 

Retocar 

Pode até parecer óbvio, mas muitas pessoas não sabem que o batom vermelho (principalmente os mais escuros) demanda de uma reaplicação. Por isso, espere seu batom secar e, assim que seco, passe mais uma camada. Mas tenha certeza de que ele está completamente seco para evitar manchá-lo e atrapalhar o acabamento esperado.  

Correção 

Com essa última dica, sua boca vai ficar impecável. Cometer erros na hora da aplicação é muito comum, então não se desespere. Caso aconteça do seu batom sair um pouco do contorno ou um pequeno borrão, espere novamente secar, tire o excesso com um cotonete e em seguida, com um pincel língua de gato, venha passando corretivos nos locais que deseja arrumar.  

  

Pronto! Agora não tem motivos para não apostar no nosso coringa de cada dia e dar um up no seu visual. Você tem tudo para transformar o batom vermelho na estrela do seu look e desfilar por aí como o ícone fashion do seu trabalho, da sua família ou do seu grupo de amigos.  

  

Nos diga: gostou do conteúdo? Então você precisa conferir: COPIA E COLA: INSPIRE-SE NAS MAKES DAS FAMOSAS!