
Risca de Giz: como combinar essa tendência no dia a dia.
A estampa risca de giz é uma tendência que tomou conta do universo da moda nos últimos meses. Por ser clássica e atemporal, essa estampa consegue transitar facilmente entre o mundo corporativo e urbano. E, quando bem combinadas com outras peças, podem compor looks autênticos e modernos.
Se você colocou essa estampa na sua lista de desejos ou já agarrou essa tendência, que tal aprender a criar composições práticas para o dia a dia, viagem ou trabalho? Para isso fizemos esse post para você se inspirar na hora de criar looks incríveis usando essa tendência e já sair usando por ai.
O que é a Risca de Giz?
A risca de giz é uma estampa clássica caracterizada por suas listras finas e minimalistas sobre um fundo geralmente escuro, como preto, cinza ou azul.
Sua ascensão na moda feminina
Atualmente, com sua ascensão na moda feminina pode ser encontrada em diversos modelos de peças, como saias, vestidos, macaquinhos, blazers e calças. Principalmente em peças de alfaiataria. Mas não foi sempre assim. Você sabia que antigamente essa estampa era reconhecida como uma peça masculina? Ela era vista como um símbolo de elegância nos ternos masculinos de alfaiataria e estava intimamente ligada a um visual formal e tradicional. No entanto, no início dos anos 70, Yves Saint Laurent inovou ao lançar uma coleção inspirada na moda dos anos 40, transformando a risca de giz em uma escolha também para mulheres que buscavam uma estética mais formal, refinada e que transmitisse autoridade. Com o passar dos anos, essa estampa se revelou atemporal, conquistando não apenas o mundo corporativo, mas também se destacando no cenário urbano e casual.
Por que o nome Risca de Giz ?
A origem do nome “risca de giz” vem dos traços feitos pelos alfaiates com giz nos tecidos enquanto ajustam e marcam as roupas sob medida. Criando assim um maior direcionamento e facilidade na hora de cortar e costurar as peças. Então, é daí que vem a inspiração para o nome dessa estampa tão chique e clássica e que é tão associada às peças de alfaiataria.

Foto: (reprodução/google)
Risca de Giz: como combinar essa tendência no seu dia a dia ?
A tendência Risca de giz pode ser usada em diversas combinações. Algumas mais elegantes outras mais modernas, mas sempre possibilitando composições com peças-chave que você provavelmente já tem no guarda-roupa, como por exemplo: Blusas básicas, t-shirts, jeans, meia-calça ou tênis branco. Veja a seguir as nossas dicas de como combiná-las:
Usando o conjunto Risca de giz:
Se você quer um visual elegante e sofisticado aposte no conjunto risca de giz, pois além de transmitir um visual poderoso, possui a vantagem de alongar a silhueta criando uma aparência mais esbelta. Seu padrão vertical ajuda a criar uma ilusão de altura, sendo assim indicado para pessoas que desejam valorizar a estatura. Componha o look com um salto alto ou sapatilha, óculos de sol e uma bolsa de cor neutra.
Amou essa inspiração ? Agarre esse look Marcolina aqui : Colete risca de giz Marcolina e Calça pantalona risca de giz Marcolina
Com meia-calça:
Para um toque de estilo no conjunto shorts-saia e colete adicione itens como uma boa meia-calça (pode ser lisa ou com detalhes), um coturno de couro e uma blusa de gola alta. Para fechar o look, acrescente acessórios como cinto, colares e óculos de sol.
Se você amou a escolha da nossa boss, você pode agarrá-las aqui: Colete risca de giz Marcolina, shorts-saia Marcolina, Meia-calça Calzedonia.
Com camisa branca:
Se você é fã da praticidade que só uma boa camisa pode oferecer, então aproveite para usá-la com a estampa risca de giz. Para que tenha um look despojado e confortável, finalize com um boné ,tênis ou sapatilha.
Se você amou esse look, pode consegue agarrar essas peças aqui: Calça pantalona risca de giz Marcolina, camisa branca marcolina e boné.
Com jaqueta de couro:
Para os dias mais frios, experimente apostar na combinação risca de giz e jaqueta de couro. Saia do óbvio da alfaiataria com um bom tênis branco e uma camiseta básica em tons neutros, criando assim, um look urbano e moderno.
Amou o look? Clique aqui para agarrar: Blusa Valentina preta e Calça pantalona risca de giz Marcolina.
Com jeans:
Que tal combinar o estilo descolado do jeans com a elegância da risca de giz? A calça jeans pode ser a parceira perfeita para uma peça de cima com essa estampa clássica. Você pode optar por um colete de risca de giz, camisa branca e um bom jeans para um look mais formal. Ou então, aposte em um blazer de risca de giz com uma simples camiseta de algodão e uma calça jeans para um visual mais casual, porém estiloso. Sem dúvida a mistura desses dois estilos pode criar um visual único e cheio de personalidade.
A cor cinza é tendência para os jeans, aproveite para agarrar aqui: Blazer Marcolina e Calça jeans Storm Marcolina
Confira mais inspirações em nosso Pinterest.
Onde encontrar essa tendência?
Isso é fácil! Você consegue encontrar diversas peças dessa estampa com uma simples busca no Google. Porém, o desafio é encontrar uma marca que garanta um bom tecido, modelagem e caimento. E é por isso que nesse blog você sempre encontrará um bom conteúdo e claro, uma solução. Conheça a Coleção risca de giz Marcolina através do nosso site. A coleção é composta por 4 peças: Calça de alfaiataria, Blazer transpassado, Shorts saia e Colete longo. Peças atemporais, produzidas do 34 ao 48 que você pode usar independente da estação, para o seu dia a dia, em viagens e ocasiões especiais.
Além disso, é importante priorizar sites que ofereçam ao cliente uma ferramenta chamada provador virtual, que nada mais é do que uma ferramenta que usa IA (inteligência artificial) para indicar o tamanho ideal da peça de roupa que o cliente deve agarrar com base em suas medidas. E essa é uma ferramenta que você encontra dentro do site da Marcolina. E fique tranquila! Caso ainda reste alguma dúvida, contamos com atendimento personalizado via WhatsApp. Fale com o nosso time clicando aqui. Tudo o que uma cliente deseja, aproveite!