PRODUÇÃO CONSCIENTE: de onde vem suas roupas?


O impacto ambiental causado pela indústria têxtil é uma preocupação real: trata-se da segunda indústria mais poluente no mundo – atrás apenas da do petróleo.
Não é exagero: a fabricação de uma calça jeans usa 10 mil litros de água.

A necessidade cada vez maior de matérias-primas, o uso de substâncias químicas na produção e o descarte volumoso de resíduos geram danos profundos ao meio ambiente.

Mas existem medidas para trazer sustentabilidade ao setor - e aqui você vai conhecer como as iniciativas que adotamos ajudam a mudar esse cenário :)

Há uma década no mercado de moda feminina, sendo há 5 anos como confecção própria, temos o propósito de tornar a moda acessível aos mais diversos corpos através da nossa confecção. Buscamos também aliar o carinho e dedicação com as peças ao cuidado com o meio ambiente, trazendo sempre o reaproveitamento e sustentabilidade para a nossa produção, obtendo a menor quantidade de resíduo possível.

Hoje, 95% da nossa linha é produção própria, e cada peça desenvolvida aqui tem quatro pilares fundamentais para sua criação:

- Conforto

- Beleza

- Qualidade

- Impacto ambiental da produção

De que adianta uma peça bonita, se não for confortável? Ter um tecido que chama atenção, mas de procedência duvidosa? Um caimento perfeito, mas que encolhe na primeira lavagem?

É por esse motivo que a criação das peças exige tanto cuidado e dedicação: precisamos desses pilares alinhados pra que ela se torne uma peça Marcolina.

Como fazemos nossa parte pra reduzir a pegada ambiental?

-Utilizamos fibras e tecidos reciclados, além de priorizar tecidos naturais aos sintéticos

- Investimos em matéria-prima naturalmente colorida

- Parcerias com movimentos que incentivam a cadeia de produção sustentável

- Reaproveitamento de retalhos

Espia um pouco mais sobre cada um desses processos, agorinha!

O fantástico mundo do ALGODÃO RECICLADO

Parte da nossa coleção alfaiataria é feita com tecido que contém em sua composição o algodão reciclado, produzido a partir de descartes têxteis. Estes fios são isentos dos processos convencionais de tinturaria e acabamentos, agressivos em relação ao meio ambiente.

Os benefícios para o meio ambiente e para o desenvolvimento como um todo são grandes:

1- Redução do desperdício: a reciclagem de tecidos é fundamental para diminuir o desperdício de resíduos têxteis de todas as origens, como por exemplo: aparas da tecelagem, sobras dos retalhos das confecções, roupas descartadas do comércio e mesmo de doações pessoais. Tudo pode ser aproveitado com eficiência na fabricação de fios reciclados para a tecelagem.

2. Baixo custo para o meio ambiente e para a indústria: o preço de desfibrado têxtil é muito atrativo, o que torna uma nova matéria-prima competitiva.

3. Qualidade do produto: apresenta a mesma qualidade que o tecido produzido da forma tradicional.

ALGODÃO NATURALMENTE COLORIDO (sim, é isso mesmo que você leu!)

Em uma escala global, a indústria têxtil usa entre a 6 a 9 trilhões de litros de água a cada ano, apenas para tingir tecidos.

Desenvolvido pelo Embrapa, o algodão é geneticamente alterado para que suas fibras já nasçam coloridas! Assim, não há necessidade do tingimento dos fios. Sem tingimento, não há uso de corantes, e ainda economiza-se 88% de água. Além de um fio ecológico, como cultivo do algodão colorido os pequenos agricultores abrem mão do uso de substâncias químicas tóxicas e conseguem obter uma renda maior do que com o algodão original - já que trata-se um produto diferenciado, com maior valor de mercado.

Dessa forma, a sustentabilidade é aliada ao desenvolvimento do meio social, favorecendo, ao mesmo tempo, a natureza e os homens. Dessa união, nasce a agroecologia. Essa matéria-prima também vai aparecer em breve na nossa coleção!

SEU SCRUNCHIE É ECO!

Assim como seu ecopad, as bolsinhas, bags... Tudo realizado com reaproveitamento do resíduo dos cortes, que em uma confecção fast fashion, seria descartado sem nem pensar duas vezes!

Estima- se que o Brasil produza por ano 170 mil toneladas de retalhos, e 80% desse material é descartado indevidamente em aterros. Nossa confecção reaproveita 93% dos retalhos e sobras dos cortes da confecção, da forma mais criativa possível.

Se você se interessa por cuidar do meio ambiente e tem curiosidade de saber de onde suas amadas pecinhas vieram, clica aqui: https://drive.google.com/file/d/1qEpMW7Kk_BZKwRHw7...

Mundo Marcolina