blog mundo marcolina

dicas de moda

Estilo

É muito comum associar o uso de peças em tricôs com climas mais frios e se você pensa dessa forma, tenho certeza que depois que ler esse post você vai mudar de ideia. Já que a missão do blog Marcolina é trazer praticidade para a sua vida e te inspirar a criar looks que funcionem para o ano todo, selecionamos uma lista repleta de tricôs em seus mais variados modelos e estilos, para todos os gostos e climas. Nesse post vamos apresentar cada um deles, dando dicas e truques de estilo de como usar.

Antes de tudo: um pouco da história do tricô na moda. 

A origem do tricô como peça de roupa é um pouco desconhecida, mas acredita-se que tenha surgido no Oriente Médio, pois o item mais antigo já encontrado é um par de meias egípcias feitas de fibra de algodão, datado entre os séculos 11 e 14. Já no século XVI foi quando o tricô ganhou popularidade na Europa, mais especificamente na Inglaterra, logo depois que o rei Henrique VIII começou a usar meias tricotadas. Posteriormente, o tricô se tornou uma prática artesanal cada vez mais refinada, especialmente após a Revolução Industrial quando começou a ser produzido em grande escala.

Eis aqui um fato muito curioso sobre o ato de tricotar que com certeza você não sabia: Durante a guerra mundial do século XX tricotar se tornou uma atividade muito importante. Não só pelo fato das mulheres tricotarem peças para os soldados, mas também porque existia algo sigiloso por trás dos tricôs. Nas guerras o tricô passou a ser usado como ferramenta de espionagem, afinal um mulher tricotando não representava ameaça, e ela por sua vez, poderia espionar tranquilamente enquanto tecia um confortável suéter para seu marido. Além disso, os pontos do tricô também serviam como código morse disfarçado para transmitir mensagens sobre os inimigos.

Mas foi somente após o final da guerra que o tricô começou a aparecer realmente no cenário da moda, com estilistas como Coco Chanel desenvolvendo suéteres de tricô em suas coleções e depois se tornou símbolo de criatividade e estilo, especialmente entre os hippies, que adotaram peças coloridas e feitas à mão. Atualmente, o tricô continua sendo uma parte essencial da moda, com designers modernos explorando novas técnicas e estilos.

Certamente a história do tricô na moda nos mostra como uma técnica antiga pode se adaptar, evoluir mas sem perder o seu encanto ao longo do tempo. E como aqui na Marcolina somos grandes fãs dessa peça tão atemporal, nesse post vamos te mostrar como usar tricô em qualquer época do ano.

Usando tricô Marcolina o ano todo:

Cardigan de Tricô:

Um must have no guarda-roupa de toda mulher, o cardigan de tricô é uma aquela peça para levar com você para onde for. Para aquelas situações que você vai ficar horas fora de casa e fica na dúvida se vai esfriar, a solução é colocar seu cardigan na bolsa. Ele é aquela peça que toda mãe recomenda pegar antes de sair de casa, sabe?

Para um clima mais ameno, o cardigan de tricô se encaixa perfeitamente como terceira peça, combinado com shorts e camiseta, vestidos leves, calças jeans ou até mesmo de alfaiataria. Da mesma maneira para estar aquecida nos dias mais frios, use como terceira peça e adicione camadas por baixo! Imagine a combinação: calça jeans ou shorts-saia com meia calça, blusa térmica de manga longa, um cardigã e um cachecol. Incrível né?

Mas não precisa se prender a estas combinações, viu? O cardigan é extremamente versátil, e especialmente o Cardigan Marrom  da Marcolina é uma peça-chave que permite muitas combinações todos os dias.

 

Colete de tricô:

Nos dias mais frios que pedem por um look mais quentinho aposte no Colete Tricô ou Colete Tricô Amelie pois eles permitem que você adicione uma manga longa por baixo, conferindo estilo e conforto ao look, e ainda te deixando super quentinha. Nos dias mais quentes você pode criar looks com shorts, calças jeans ou de alfaiataria, a escolha é sua! Mas se quer mais uma dica: adicione botas de cano alto pois elas trazem um chame e te deixam poderosa nesse look.

 

Suéter de tricô:

O suéter de tricô, é classico, atemporal e perfeito para os dias mais gelados em que você precisa estar aquecida e quer se sentir confortável, sem deixar o estilo de lado. Aposte no Tricô Lina e Tricô Copenhagen Marcolina! Eles combinam com uma variedade de peças como jeans, alfaiataria, shorts e saia. Para dias mais frios, uma dica valiosa é adicionar camadas para um aquecimento extra. Já em dias mais amenos, você pode usar seu suéter por cima de peças leves ou estilizá-lo sob os ombros, seguindo o estilo da Bella.

 

Cropped de tricô:

Cropped de Tricô é um item jovial que se destaca em todos os destinos, especialmente na mala de verão. O Cropped de Tricô Marcolina é confeccionado com um tricô respirável, portanto ideal para dias quentes. Além de proporcionarem muito conforto, essas peças dispensam o uso de sutiã devido à excelente sustentação e zero transparência.

Quanto à combinação dessas peças, elas são perfeitas para compor looks de verão com shorts, saias ou calças frescas, como o Shorts Júlia ou a Calça Ornella. Um bônus de estilo: o cropped de tricô combina super bem com peças de cintura alta, criando uma silhueta mais elegante e moderna. No entanto, se a temperatura esfriar no fim da tarde, você pode facilmente completar seu look com um cardigan.

 

Blusa de tricô:

A blusa de tricô básica é um peça chave que não pode faltar no seu armário. Uma peça coringa nos looks, serve como base neutra para a criação de looks para o dia a dia, trabalho e passeios. Você pode usa-la sozinha ou por baixo de uma terceira peça, como por exemplo : blazers, camisas ou coletes. Dica extra: se você busca por uma boa blusa de tricô para compor um look de verão, prefira as blusas de tricô feitas de rayon ou algodão, pois são mais frescos e indicados para essa temporada.

Para complementar seu guarda-roupa, experimente nossas blusas de tricô como Blusa Francesca e Blusa Cristina Off, caso você prefira um visual moderno e casual. Por outro lado, se você busca uma peça mais elegante para um visual mais clássico e refinado, nossa Camisa Polo branca ou azul é a escolha certa. Feita com materiais de alta qualidade, a polo Marcolina oferece conforto e durabilidade, ideal para diversas ocasiões, desde o trabalho até momentos de lazer.

 

Regata de tricô

Bem frescas, ventiladas e versáteis são perfeitas para dias em que você quer estar mais fresca e a vontade. Veja abaixo como é super possível usar a Regata Hanna  com a  Calça Alfaitaria Isabella ou a Regata Listrada com uma calça jeans. Criando assim, um look casual e criativo nas duas opções. E se você está em busca de uma regata com um ar mais sofisticado e elegante aposte na regata tricô Isadora, seu tricô encorpado garante sofisticação a peça, e sua gola deixa o look muito elegante.

 

Amou as regatas escolhidas pela Stella? Agarre aqui

Truque de Styling  Marcolina

As estações mais frias pedem por mais camadas de roupas para nos deixar aquecidas. Então, quando quiser dar uma incrementada no seu visual, uma dica é investir em um visual com sobreposições. Você pode colocar uma camisa por baixo do suéter ou até mesmo um blazer por cima, por exemplo. E um truque que sempre funciona é deixar a gola da camisa à mostra que faz toda a diferença no resultado final do visual. E para facilitar a nossa vida, a Marcolina criou a camisa fake. Ela é uma peça super leve, feita de 100% algodão e é perfeita para compor sobreposições e dar aquele toque sem ficar com muito volume debaixo da peça.

Quais peças de tricô você escolheria para te acompanhar o ano todo?

Agora que você já conhece todas as peças que selecionamos, queremos saber, qual dessas você escolheria para ter no seu armário? Para agarrar os tricôs mais lindos do momento acesse nosso site e escolha sua peça com ajuda do provador virtual. Ele vai te indicar qual é o melhor tamanho pra você. Se preferir um atendimento personalizado nos chame em nosso WhatsApp exclusivo.